O SBA Residencial preparou este conteúdo para esclarecer dúvidas e trazer mais detalhes sobre os benefícios dos serviços de moradia e de assistência que prestamos.

Por meio destas informações, esperamos orientar da melhor forma a decisão tanto do idoso que receberá nossos cuidados quanto a de seus familiares.

  O que a pessoa e sua família devem levar em conta na hora de contratar os serviços do SBA Residencial?
  A opção de morar em um residencial de idosos ainda é uma decisão cercada de preconceitos e incertezas, pois trata-se de uma realidade muito nova para o Brasil. O fato de as pessoas estarem vivendo e permanecerem ativas por mais tempo em nosso país está impulsionando uma mudança cultural. Consequentemente, isso tem criado novas demandas por cuidados e ambientes específicos, que assegurem à terceira idade a oportunidade de continuar a desenvolver atividades, convivendo, interagindo e vivendo plenamente. Esse é o conceito que colocamos em prática no SBA Residencial.
 
  De quem deve ser a decisão de morar no SBA Residencial?
  Sempre que possível, nossa recomendação é a de que essa importante decisão deve ser tomada conjuntamente, pelo idoso e por seus familiares. Por isso, convidamos a todos para que venham ao SBA Residencial e conheçam nossas instalações e serviços. É importante salientar ainda o quanto é fundamental priorizar a escolha e o bem-estar da pessoa que residirá conosco.
 
  Por que ainda observamos um sentimento de culpa dos familiares ao considerar essa opção?
  Alguns dos mitos sobre os residenciais para idosos são relacionados à cultura do brasileiro, de querer cuidar dos membros mais velhos da família. Deixar os pais buscarem esses cuidados fora dos laços familiares, ou buscar para os pais esse tipo de assistência, acaba por originar esse sentimento de culpa. No entanto, ao buscar auxílio externo, é fundamental certificar-se da qualificação da estrutura oferecida e ter em mente as melhorias que um atendimento adequado pode agregar ao idoso. No SBA Residencial, oferecemos uma atenção integral voltada à terceira idade, em termos de saúde, conforto, segurança e qualidade de vida.
 
  Qual é a idade mínima para morar no SBA Residencial?
  O SBA Residencial costuma receber pessoas a partir dos 60 anos.
 
  Qual é o perfil do público atendido pelo SBA Residencial?
  Estamos capacitados para acolher em nosso residencial desde pessoas independentes e parcialmente dependentes até pessoas totalmente dependentes, que necessitam de cuidados especiais constantes. Atualmente, reunimos moradores de 17 nacionalidades.
 
  Qual o valor cobrado pelo SBA Residencial?
 

O SBA Residencial conta com mensalidades em sua Unidade de Retaguarda a partir de R$ 8.000,00 e na Unidade Residencial a partir de R$ 9.050,00.

 
  Quais são as opções de moradia que o SBA Residencial oferece?
  O SBA Residencial oferece diversos tipos de moradias divididas entre a área residencial e hospitalar. Contamos com diferentes perfis de acomodações, adequadas ao grau de dependência/autonomia do residente. Dispomos de casas, apartamentos e também de quartos individuais em nossa unidade hospitalar de longa permanência.
 
  O idoso pode trazer móveis e objetos pessoais?
  Sim, o idoso pode trazer mobílias compatíveis com as dimensões de suas acomodações no SBA Residencial, tais como camas, armários, poltronas e mesas, além de itens de decoração e demais objetos pessoais. Nossa intenção é fazê-lo sentir-se em casa e que o espaço por ele ocupado seja o seu lar, respeitando essa individualidade sempre que possível.
 
  É permitido levar animais de estimação para o SBA Residencial?
  São permitidos animais de estimação de pequeno porte durante as visitas de familiares.
 
  Quem cuida da limpeza das acomodações e das roupas dos residentes?
  O SBA Residencial conta com uma equipe de funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção das acomodações. Também contamos com serviços de lavanderia e de costureira para atender nossos residentes.
 
  Como são servidas as refeições?
  O restaurante do SBA Residencial prepara as refeições de todos os residentes, atendendo também familiares e demais visitantes. Ao longo do dia, são servidos no refeitório cinco refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. O cardápio conta com a supervisão de nossos nutricionistas.
 
  Quais são os dias e os horários de visita dos familiares?
  O SBA Residencial oferece total liberdade para visitas aos seus moradores, com rígido controle de acesso e segurança na portaria 24 horas por dia.
 
  Cada morador conta com um acompanhamento nutricional específico?
  Sim. O morador conta com acompanhamento realizado pela equipe de Nutrição do SBA Residencial, para que sua dieta seja adequada às suas necessidades.
 
  O morador pode sair do SBA Residencial?
  Os idosos com total autonomia e independência podem sair e entrar 24 horas por dia. É a casa deles. Os demais, a partir de certo grau de dependência, seguem regras próprias devidamente acordadas com os familiares.
 
  Quais cuidados relativos à saúde o morador recebe no SBA Residencial?
  Nosso residencial dispõe de médicos especialistas e equipes multidisciplinares, que se dedicam a prestar cuidados em tempo integral aos moradores.
 
  No SBA Residencial o atendimento médico é constante?
  Sim. O residente conta com atendimento médico 24 horas por dia.
 
  Quais especialidades médicas integram o atendimento do SBA Residencial?
  A equipe de saúde do SBA Residencial é composta por geriatras, fisiatras, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, psicólogas e terapeutas ocupacionais, que oferecem serviços especiais de reabilitação. Nossa equipe multidisciplinar proporciona um atendimento personificado e integral aos moradores.

Contamos com uma equipe de enfermagem especializada em gerontologia, treinada para oferecer atendimento humanizado, levando em consideração as particularidades de cada morador.
 
  O idoso pode contar com o acompanhamento de seu cuidador particular no dia a dia?
  Sim, o idoso pode ser acompanhado do cuidador com o qual já esteja habituado. O SBA Residencial não se responsabiliza pela atuação desse prestador de serviços.
 
  Quando houver necessidade, o SBA pode indicar um cuidador para acompanhar o idoso no dia a dia?
  O SBA não possui uma equipe própria de cuidadores, mas conta com a parceria de cooperativas que disponibilizam prestadores de serviços capacitados para essa atividade.
 
  Idosos dependentes de cuidados especiais constantes podem morar no SBA Residencial?
  Sim. Nossas unidades hospitalares possuem acomodações para receber moradores dependentes de cuidados especiais constantes. São instalações confortáveis que oferecem infraestrutura assistencial moderna e adequada para atenção integral à saúde da pessoa.
 
  Pessoas que necessitam de um período de recuperação pós-operatório podem utilizar as instalações do SBA Residencial?
  Sim. As unidades hospitalares do SBA Residencial oferecem a infraestrutura completa a pessoas que precisam de repouso e acompanhamento temporário para se recuperar de cirurgias e que necessitem, também, de procedimentos específicos no pós-operatório, como fisioterapia e reabilitação.
 
  Quais atividades físicas, sociais e culturais que o SBA Residencial promove?
  No SBA Residencial, o entretenimento e o lazer fazem parte da rotina do morador. Mais que isso, nossa programação diária de atividades físicas, sociais e culturais, realizadas com a orientação de uma equipe especializada. O objetivo é criar um ambiente acolhedor, voltado ao resgate e ao fortalecimento da autoestima do idoso, e ao convívio social.

São atividades e terapias regularmente realizadas em grupos, tais como: Tai-chi, Reiki, grupo de memória, marcha e equilíbrio, ginástica pélvica, jogos de mesa, bingo, encontro musical, musicoterapia, dança sênior, grupo de caminhada, trabalhos manuais e sessões de cinema.

Um extenso calendário de eventos celebra as principais datas comemorativas do ano, como Páscoa, Festas Juninas e Natal. Também são realizadas no local apresentações artísticas, como recitais de piano e canto lírico.
 
  O SBA Residencial desenvolve atividades externas?
  Sim, realizamos passeios externos, voltados aos moradores aptos a participar desse tipo de atividades. As saídas contemplam visitas a espaços culturais, teatros, shoppings e restaurantes, sempre com a segurança e o conforto proporcionado pela área de Hospitalidade e Atendimento do SBA Residencial.
 
  Como é tratada a crença religiosa dos residentes?
  O SBA Residencial respeita a diversidade religiosa de seus residentes.
 
  Quais serviços de hospitalidade são oferecidos aos idosos e seus familiares?
  Entre os serviços de hospitalidade oferecidos pelo SBA Residencial estão: TV a cabo e telefones nas acomodações, acessibilidade para diversas áreas, lavanderia, transporte interno, restaurante, estacionamento, segurança e monitoramento por câmeras, manutenção, limpeza e salão de beleza e podologia.
 
  Como é feita a segurança do SBA Residencial?
  Zelar pela segurança é primordial para assegurar a tranquilidade dos residentes e de seus familiares que confiam em nossos serviços. Além do suporte de uma equipe especializada, responsável pela segurança presencial dia e noite em nossas instalações, o SBA Residencial conta câmeras e equipamentos para monitoramento de todo o perímetro da propriedade.
 
 

Venha conversar com a nossa equipe!

Venha conhecer nossa estrutura e serviços!

Entre em contato